sexta-feira, 22 de junho de 2007

Hi, stranger


Casei. Apesar das previsões contrárias e das críticas que recebi sobre minha suposta inaptidão para planejamento estratégico (ver texto "Avulsa, no more", de domingo, e comentários), eu me casei! Confesso. Tive uma certa dificuldade. Mas, contrariando toda a oposição, isso não teve nada a ver com a falta de silicone ou com a necessidade de um bronzeamento artificial – as chamadas armas femininas.

Meus corriqueiros atrasos – episódios já bastante conhecidos – também não foram empecilho. Eu cheguei à igreja no horário. Um verdadeiro milagre. Mas fui pontual!... Quer dizer, se dá pra considerar como pontual um atraso de 15 minutos. Mas também, noiva que é noiva não chega no horário exato. Senão, corre o risco de ter que esperar uma das madrinhas que, de última hora, teve um probleminha com o zíper do vestido.

A minha dificuldade se resume a um outro traço da minha personalidade: incertezas constantes. Quem me conhece diz que eu sou extremamente indecisa. Muito embora eu ainda tenha dúvidas quanto a esta sentença, freqüentemente me pego em dilema, quando é preciso escolher.

Se para escolhas simples e aparentemente fáceis eu já me vejo em apuros, quem dirá então na hora de fazer escolhas mais sérias. Se bem que, pra mim, toda escolha é sempre coisa séria. Mesmo que seja um sábado à noite e eu esteja falando com o pessoal do disk pizza!

Além disto tudo, pra não contrariar Murphy e sua lei, na teoria tudo funciona. Agora, na prática... a história é sempre outra. Portanto, apesar de eu ter programado todos os detalhes, desde a produção do visual até um sistema para escolher o felizardo, meu planejamento teve um furo. Calma, calma! Ao contrário do que previam alguns, não foi pela baixa manifestação de candidatos, mas sim pelo excesso. Juntando o número de candidatos com minha dificuldade de fazer opções... Bom, acho que já dá pra imaginar o que aconteceu.

Precisei reunir todas as minhas amigas lá em casa. Preparamos um café (porque a missão era longa), pegamos algumas cadeiras e sentamos todas na sacada. Aí começou a novela. Lemos os perfis dos candidatos e selecionamos alguns. E, quando por fim, chegou a hora de escolher... Putz! Que vontade de sumir! Mas vamos lá. Vou encarar a questão de frente.

Primeira ficha: um tal de Conde Vronski. Um russo lindo. Filho de Leon de Tolstoi. 35 anos. Esteve, durante muito tempo, no serviço de inteligência de seu país. Pessoa extremamente disciplinada e organizada. Praticante de esportes eqüestres (corrida principalmente) e amante de aventura. Bom amante também de mulheres. Entre elas, recentemente teve um malfado relacionamento com uma nobre de Moscou, Sra. Karênina, que por sua vez era casada com o distinto senhor Alexie Alejandrovitch. Ih... triângulos amorosos não é comigo. Próximo!

Ok. Temos então, o espontâneo e irreverente, Amadeo Modigliani. Pintor italiano, um dos integrantes da principal escola de artes de Paris. Escultor nas horas vagas e boêmio de todas as horas. Possuidor de um senso de humor como poucos, desafiador das regras da sociedade e contrário a tudo que é politicamente correto. De família judia, teve uma infância difícil. Uma boa pessoa. Com ele, apenas temo ser freqüentemente trocada pelo bar ou por telas, tintas e pincéis... Próximo!

O candidato número três é um triste anônimo. A única referência sobre quem ele é, esta no Último Capítulo, encontrado no Histórias sem Data, de Machado de Assis. Depois de uma sucessão de lamentáveis fatos (ele jura, de pé junto, que o Caipora o perseguia), chegou até a pensar em se matar. Já tinha escrito o testamento e um bilhete, que justificasse sua última vontade. Me chamou a atenção comparação cromática que usou para definir as mulheres. Ele conta que, apesar de gostar de mulheres de personalidade marcante – fosse a alma negra de lady Macbeth, a vermelha de Cleópatra, a azul de Julieta ou a alva de Beatriz –, casou-se com Rufina, que era cinzenta e apagada como a multidão dos seres humanos. Triste demais pra mim... Próximo!

No campo dos intelectuais, encontrei Voltaire. Turbulento e malicioso. Dono de olhos vivos e perpicazes. Autor de versos galantes e poemas cômicos. É um espírito versátil, de uma cultura notável (invejável até poderia dizer). Polêmico e defensor da liberdade de imprensa. Poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador... Parece perfeito. Perfeito demais: pele clara, cabelos sedosos, dedos delicados. Ui! Ele é quase uma mulher, uma verdadeira lady! Assim não dá... Próximo!

Renoir! Pintor impressionista que teve os primeiros trabalhos ridicularizados pelas instituições artísticas parisienses e teve sua exposição recusada pelo Salão Oficial. Coitadinho... tão talentoso. Que desperdício. É melhor que ele se dedique aos quadros. Tenho certeza que farei um bem pra humanidade deixando que ele cuide da carreira.

- Tudo isso é muito cansativo. Vamos fazer uma pausa e pegar um refresco... um refresco para os olhos! Hora dos bonitões! – decidimos em consenso.

Dos internacionais: George Clooney, Hugh Grant, Richard Gere, Bem Affleck, Kenau Reeves, Josh Hartnett (Pearl Harbor), Matt Damon e Matt Leblanc (Friends), Rick Martin, Alejandro Sanz, Tom Welling (o super-boy), Ben Mckenzie (The OC). Dos brasileiríssimos: Gianecchini, Marcos Pasquim, Fábio Assunção, Paulo Vilhena e até o baixinho da Kaiser estava por aqui!

-Tsiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Ops! Nossa concentração toda foi interrompida. Era a campainha. Mesmo muito incomodada com a falta de respeito ao aviso “dont disturb”, implícito na porta, fui atender.

- Bom encontrar alguém em casa… tem sal?
- Hã?!
- É... sal! Você, por acaso, tem um pouco de sal para me arrumar? Estou morando sozinho aqui há pouco tempo e... não estou muito bem habituado aos itens que precisam vir do supermercado pras prateleiras de casa...

Fiquei boba. Perdi a até fala. Apenas pude dizer que sim com a cabeça. Ele me acompanhou até a dispensa e minhas amigas entenderam tudo! Enquanto elas davam um jeito naqueles perfis todos, eu, na cozinha, já estava providenciando um temperinho completo!


By Aliane Kanso

14 comentários:

Anônimo disse...

aff! ainda bem que não recebemos pefis dos mesmos rapazes. já pensou? mas que horror, heim? todos esses caras desesperados pra casar. aff!

ao menos você acabou com o vizinho. não foi abandona como eu. huahauhauahuahua.

beijo.

Anônimo disse...

É sempre melhor quando não sabemos o que está por tráz da máscara... não tem graça quando se sabe tudo sobre akele q vc está para viver a vida inteira... o inesperado e misterioso é sempre mais apaixonante e revigorante que saber o dia de amanhã...
Muito bom o texto! ;D
Au revoir...

Anônimo disse...

hahahah... verdade, Mopi!
Até parece que foi combinado!
-
Vai ver que é pq temos gostos diferentes...
Melhor assim... ninguém briga! hahaha
-
PS. Como vcs são rápidos, meu Deus! Eu postei, deu tempo de fazer mais um ou dois ajustes e... zummm... vcs já leram e comentaram! hahaha
-
Bjus.

Anônimo disse...

The New York Times is little for you

Lá vem outro texto…. Tenho certeza absoluta que a Ali, quando entrou no time das meninas de papel já sabia que para cada dígito registrado por ela... pow, pow, pow!!! ... viriam uns três meus....

Vamos lá... sem rodeios (apesar se saber que a Ali A D O R A um rodeio)...

Fazendo uma breve correção a auto crítica apresentada já no início do texto, você não é indecisa.... vamos analisar por outro prisma.... você sempre tem certeza absoluta de tudo que fala, e principalmente do que faz.... o tempo que leva até concretizar é um mero detalhe.

Sou obrigada a confessar que pessoas inteligentes despertam nos outros uma sede (no meu caso fome....) de buscar informações sobre tudo o que falam e você impulsiona em mim uma vontade absurda de te dizer: “é mesmo, verdade!!!!! Sabe o que eu acho....”

Eu acho que....

É totalmente pertinente, inerente e coerente escolher os sabores de uma pizza com total seriedade, afinal de contas pessoas como nós certamente dividem pizzas com pessoas tão interessante “quanto nós” e se for uma pizza para nós duas então... a temperatura do forno e PH da massa devem ser precisamente controlados.

Eu acho que...

O Caso Conde Vronski é sério mesmo... afinal de contas não podemos deixar passar o fato de que a Ana cultivava um amor neurótico pelo sedutor Conde e termina sob as rodas de um trem, na busca desesperada de paz pelo suicídio.... Credo... fujamos deste!!!

Eu acho que...

Os cinco milhões de euros pagos pelo retrato de Jeanne Héburtene, pintado por
Amadeo Modigliani não eram de conhecimento da bela, que recebeu a obra como presente de aniversário do amante...
Tola.... apaixonada e desesperada pela morte prematura do pintor, se suicidou jogando-se da janela o que causou muita celeuma na época, pois ela era ainda muito jovem e bela... se soubesse do valor certamente um spa teria “sarado” sua depressão....
Muito rolo mesmo....


Eu acho que....

A brisa monocromática lançada por Mr. M. Assis causa indignação.... mas de droga....coitada da Rufina.....Rufina.... Rufina..... já é insignificante até no nome... quase não aparece....

Desse com à coitada... pusesse um pouco de glitter que teríamos uma Rufina reluzente, brilhante... sabemos que “não tinha a alma negra de lady Macbeth, nem a vermelha de Cleópatra, nem a azul de Julieta, nem a alva de Beatriz, mas cinzenta e apagada como a multidão dos seres humanos”

Mas que M.... Um anjo a levaria ao céu, um diabo ao inferno, sem esforço
em ambos os casos.

Lancemos GLITTER na RUFINA!!!!

Eu acho que...

Voltaire é o meu favorito..... somos muito parecidos.... até em certa frase que sempre digo em relação a você (juro por Deus que não copiei dele), bem se vê (sem desmerece-la irmã) que a nobresa do protagonista da frase dele é incontestável....

“Se deus não existise seria presciso inventa-lo”

Sem falar que ele fala por nós ao dizer....

"Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância.".

Pra fechar....

Eu acho que...

Renoir fala pelos olhos das meninas de rosa e azul.... minha nãe tinha uma réplica da obra (“As meninas D'Anvers - Rosa e Azul)” em casa. Quando era pequena olhava para a imagem e sempre achei que conhecia as meninas de algum lugar.... tenho a mesma sensação até hoje....

É isso amiga....

Eu realmente acho que....

Você é fantástica e merece todo o meu respeito, admiração e principalmente minhas palavras quando digo:

“TENHO ORGULHO DE VOCÊ!!!!”

Beijoooooooooo!!!

Da maninha An :o)

Anônimo disse...

Ali... Acho que a ficção pode se tornar realidade..., ou pode ser que vc esteja aprendendo a usar seu sexto sentido.
O seu texto é muito bom, e é a sua cara encontrar o amor da sua vida deste jeito, bem casual, também fazer teste de seleção para isso não funciona, neste caso a razão sempre fica em segundo plano. Bj.

Anônimo disse...

Aliiiiiii

Acho que a vida é assim mesmo. As coisas estão a um palmo de nossa fuça e não enxergamos...

Todos os outros maridos seriam mais do que perfeitos... Mas não buscamos perfeição, buscamos amor, paixão, tesão desmedido... Buscamos ser felizes!

Amei o texto. Vc é uma escritora muiiito the best da peste!

Carlitcha

Anônimo disse...

carlota ... descomungada ... herege... pretensiosa... amiga de alcoólatras e putas

Anônimo disse...

An...

Seria simplesmente impossível não te responder!
-
Pow, pow, pow!!!... Mas do que ter a certeza dos seus comentários, desde o momento em que escrevo, aguardo com muita ansiedade cada um dos seus registros. Verdade! Pq vc sabe: eu, assim como vc e o Lulu, somos extremamente “Sinceros!”... heheheh
-
Devo dizer tmb que, simplesmente, amei sua definição sobre minhas escolhas. Se, por algum momento, cheguei a pensar que, de fato, fosse indecisa, me enganei!
Realmente, o tempo é um mero detalhe. Tudo precisa ser sempre muito bem calculado! Incluindo aí, não só o sabor da pizza e a averiguação do ph da massa, mas tmb pedindo sempre o melhor que a casa oferece, seja costela assada, cachorro-quente, macarrão ao pesto, sanduíceh do mcdonalds (sim, amamos muito tudo isso), um requintado café com creme da cover dulce (pqp... nunca sei como escreve!), um almoço às seis da tarde no Burguer King ou uma sopinha básica no D. Ambrosina... heheheh!
-
Outra coisa...
Eu não acredito! Vc foi buscar informações sobre tudo!... Toh boba! Hehehe.

Sobre o Mr. M Assis... vc lembra do dia que conversamos na Piegle do Cabral, né? (sorry... pergunta besta. Claro que lembra!). Depois da sua pesquisa, só posso dizer que eu desejo para todas as Rufinas da vida purpurina... muita purpurina!!!

Sobre o Voltaire... não há a menor possibilidade de eu não dizer: An, se vc não existisse, tmb mandava te fazer!!!!

--
P.S.
1. Quando eu for pra NY, pode deixar, dou um jeito de levar vc e a família completa! Hehehe
2. Não existe a menor possibilidade de eu não conhecer hj o Theo, a Kira, a Laila e a Bella!

---
Bjus, maninha!

Anônimo disse...

Verdade...
confesso que talvez tenha sido movido pela intuição...
Viu... aprendi com vc! Talvez agora, mais do que nunca, esteja conseguindo acreditar em tudo o que vc sempre me dizia.... hehehe
-
E, sobre a casualidade dos episódio... se não fosse deste jeito, com certeza, não teria a menor graça!
-
Sobre a razão... decidi! tah mais que na hora de deixá-la de lado! ;)
-
Obrigada pela aparição... hehehe
-
Bjus!

Anônimo disse...

Carlinha...
pura verdade... a gente quer sempre mais (talvez este já seja um dos itens que devam ser aboradados no tema da próxima semana)...
-
Mas também...
tenho certeza que merecemos amores sinceros, sempre!
-
Bjus

Unknown disse...

n vale, nem tive tempo de mandar meu curriculum!
rrss.. flw um abraço!

Anônimo disse...

amiga linda!!!!
a tampa da sua panela
ainda há de vir..
a cavalo como um principe
ou voando como um super-homem
mas o negocio é o seguinte
vc é mto exigente!!!!
uns beijinhos de vez em qndo nao faz mal a ninguem.....
por tanto enquanto seu principe versus super-homem,nao aparece vamos tratar de apavorar nesta vida de solteiras, dar umas paqueradinhas, curtir, beijar bastante na boca(...)ja sei!!!
tem o Ro mas sou parceira junto cm o Ro, em conjunto empresto o namorado para carregar as amigas q estam passando mal....
nossa turma eh d+, miga amo vc
adorei o texto
mas se de fato arrumar um namorado
junte-se a nos, nada de sair de mansinho e esquecer dos amigos
te esperamos para à proxima.

Anônimo disse...

Oh, maikol...
o tema desta semana, neste sentido, não ajudou muito, né?!...
sorry... heheheh.
Agora, tenho certeza que depois do tema da semana que vem, vc vai acabar agradecendo por não ter dado tempo de enviar o currículo... heheheh
--
Caren....
dont worry... já estou providenciando tudo... hehehe
Mas, enquanto isso, é claro que vamos aproveitando (e não é pouco...heheh).
Agora... de vez em quando, pedir aos namos para carregar as amigas no colo, faz parte... que mico! hahaha
--
Bjus,
Ali

Unknown disse...

Ok vamos ver.. + gostei mto desse blogger! tem um q trata do uso do preservativo rss.. q show heim.. ta de parabens sua amiga !
ai ta rolando festa junina aqui em mtos.. pq n vem pra ca um find desses?