quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Mulher Alfa é o caralho




Sem essa. No princípio era Eva, hoje é a Bridget Jones ou a Carrie do Sex and the City. O que vem a seguir? Mulheres sendo vendidas em uma prateleira de supermercado? Com etiquetas de “Informações Nutricionais: cada porção de 50 quilos do produto contém...”?

O protótipo da mulher ideal ou doutrinas de comportamentos exemplares vêem sendo pregados há tempos: a primeira da lista - Eva aparece na Bíblia como um ser inferior ao homem. Segundo a narrativa bíblica, foi Eva quem levou Adão a sucumbir à tentação e perder o paraíso; mais tarde, através da imagem da virgem Maria, a Bíblia também configurou a mulher ideal. Foi a partir dela que se gerou toda a estrutura do sexo feminino considerada correta e que de certa forma se mantém inalterada até os dias de hoje. Mãe, companheira e boa esposa, ela é o molde perfeito para qualquer mulher, para todos os tempos... “Disse, então, Maria. A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humanidade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1, 46-48); outra personagem bíblica com forte relevância é Maria Madalena, a santa prostituta. Tratada sempre pelos escritos bíblicos como uma mulher dotada de “espírito maligno”, nela se faz explícita toda a cultura patriarcal dominante - Madalena é a mulher que precisa ser silenciada, ainda que seja a custa de pedras que a soterram no episódio da lapidação. Depois da bíblia vieram outros livros, de história ou literatura; depois os jornais em 1800 e bolinha que veiculavam matérias que nada mais eram que projetos civilizadores divulgando normas de condutas elitistas; hoje é a revista Nova com os conselhos voltados à mulher moderna... “Siga nosso incendiário roteiro e atinja ao orgasmo em 12 minutos”. Tenha santa paciência. Será que isso não terá fim? C-h-e-g-a!!!

Dentre a lista do ideário feminista, além das questões de direito civil, estava à questão da opressão pela cultura masculina, a intenção de revelar os mecanismos psicológicos dessa marginalização e de projetar estratégias capazes de proporcionar às mulheres uma liberação integral, além do corpo e dos desejos. Tudo muito nobre, mas, será mesmo que a mulher, que viveu no auge do movimento feminista, entrou no mercado de trabalho puramente pelos ideais ou talvez este fato se devesse à pobreza, à preferência dos patrões por operárias, por essas serem mais baratas e mais ‘boazinhas’ ou então, simplesmente por causa dos apavorantes massacres de homens nas grandes guerras? Difícil dizer os reais motivos, fato é que as mulheres invadiram o mercado desde esta época e, hoje, estão aí, ocupando diversos cargos e atuando em tantas profissões. Mas, e toda a questão da opressão foi esquecida? Todos os dias revistas estampam falsa liberdade, ditam condutas e valores. A mídia mostra a forma ‘certa’ de se vestir, diz quantos quilos a mulher deve pesar, ensina como se maquiar, como transar, como conquistar o homem perfeito etc. Igualzinho aos jornais de 1800 e bolinha. Simone de Beauvoir, coitada, deve se revirar no caixão quando as revistas femininas chegam às bancas.

Enfim, pro inferno com todas estas classificações e estereótipos e ideais da imagem da mulher. Morte a todos aqueles que acham que a mulher deve ser feminista ou deve ser dona-de-casa e mãe de família, que ela deve ser isso ou aquilo. Morte as fórmulas e aos modelos (inclusive ao meu modelo – que, de certa forma, estou defendendo aqui neste texto).

E... Viva la Revolución!!! A revolução verdadeira, aquela onde todos os padrões são derrubados, principalmente os internos e os do ego. Que as verdade e mentiras sucumbam diante dos olhos e que você, só você, seja capaz de ditar suas próprias regras. Sem máscaras, sem pudores, sem medos e sem hipocrisia. Alguns dirão que tudo isso não passa de utopia. Quem sabe?! ... Mas, como diria Mario Quintana...

"Não desças os degraus do sonho

Para não despertar os monstros.

Não subas aos sótãos - onde

Os deuses, por trás das suas máscaras,

Ocultam o próprio enigma.

Não desças, não subas, fica.

O mistério está é na tua vida!

E é um sonho louco este nosso mundo..."




Mônica Wojciechowski

14 comentários:

Francisco disse...

É isso, Mônica. É isso mesmo.
Muito bem. Você chegou lá!

Anônimo disse...

Piii

Vamos contruir nossa própria comunidade. Onde seremos livres de todo tipo rótulo ou imposição.

Já tenho idéia de um espaço, onde poderíamos começar nossa própria revolução: Cafofo. Já que temos que começar de algum lugar, que seja um bem conhecido!

Quero ser livre dos saltos, das maquiagens, das dietas líquidas... quero andar de pés descalços, sentir o sol sem me preocupar se irei envelhecer, não pintar nem cortar os cabelos... Quero ser livre das receitas modernas de como agradar seu homem, quero ser agradada por ele. Quero ser livre dos egos, dos medos, da hipocresia, do materialismo...

Será que um dia conseguirei?

Maravilhoso!!!

Bjs

Carlota ota ota ota

Anônimo disse...

Concordo com a sugestão da Carlota... Ahh que maravilha seria viver em um lugar onde os padrões impostos pela sociedade não existissem, um lugar onde pudessemos seguir o que nossos ideais e sentimentos determinassem... Eu querooooooo...
Amei o texto amiga da madrugada hahahah
Bjks

Anônimo disse...

Não interessa, mulher, homem... antes de qualquer coisa, somos seres-humanos! Natureza, apesar de fugirmos dela... antes de nos desrespeitar, desrespeitamos o mundo... cobrimos o corpo da terra, da grande Danu, com nossas cidades... fugimos do que realmente somos, animais! Criamos Deus, e com isso, criamos o que somos... disputamos não só entre generos, mas entre números e entre indivíduos... o ser-humano certamente é o ser mais defeituoso do mundo, e não temos a quem reclamar, nem sequer podemos devolver para a loja... afinal, a loja fomos nós mesmos quem criamos! O mundo não está aqui para nós, mas já tomamos conta dele... e era dele que deveria tomar conta de nós...
Não há mais a terra que nos provém de sua riqueza e sim a riqueza que nos provém de nossa ganância! Quando o homem (e digo ser-humano) tiver vencido seus demônios internos, aí sim estaremos livres de rótulos... o problema é que com o nosso "DESENVOLVIMENTO" (leia des-envolvimento), estamos nos separando da natureza, nos des-envolvendo cada vez mais do único ser que poderia nos ajudar a ser livres... o MUNDO em que vivemos...

Viva Danu!
Viva a mulher!
Somos seus consortes, os verdadeiros Lug, mas apenas um pode ser o verdadeiro Carnun, aquele de qual Danu confiou os animais e seu corpo... pena que este morreu... e logo nossa mãe Danu tbm irá morrer...
Meu medo não é mais de perder a liberdade de conceitos, mas sim de me tornar órfão deles...

Beijos e muitos animais, além das ovelhas do Barigui!
;*
Au revoir...

Anônimo disse...

AH!
O Homem faz guerra e a Mulher a paz... na guerra não há espaço para o fútil e nem tempo para fraquejar... na paz há chocolate!

Pense bem, os conceitos e rótulos são suicídas, na guerra sim é que se assassina, na paz apenas há suicídio! Se quer conforto, aceite rótulos, se aceita sofrer, então aí sim será livre!

;)

Anônimo disse...

Adorável Miss,
Poxa vida o que dizer desse manifesto tão maravilhoso....A despeito de ter enxergado um grande viés feminista aos extremos... (o que vocês querem de nós afinal, se já somos de vocês há tanto tempo? Melhores salários? Mais autonomia? Um cargo de presidente com remuneração igual ao de um homem? Menos toalhas molhadas na cama? Menos Futebol? Mais carinho, cafunês, vinho e romantismo????What ever????) Qual a real essência de tudo isso? Tirado o último sumo, o que é que resta então?
Vocês são maioria, tem ocupado espaços cada vez maiores no mercado de trabalho e nas nossas vidas (o que é ótimo, by the way), tem tornado, de certa forma, o nosso mundo melhor com seus detalhismos imperceptíveis para nós - Deus está nos detalhes....

Caro Jesuis,
Como um dos criadores do mundo te percebo muito pessimista. O pior e o melhor do mundo não está em outro lugar que não no ser humano. A solução, se ela vier, virá dele também. Pense nisso e acredite mais em você como eu acredito.

Dedico essas palavrinhas sem sentido ao Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Che Guevara, Fidel (why not?) e a todos aqueles que de uma forma ou de outra tentaram fazer desse mundo, um lugar melhor para todos. Sem exceção.

Abs e beijos para quem os desejar.

W.Allen (Bem feliz com a repercussão desse belo manifesto)

Anônimo disse...

Chico:

Você nem sabe, cheguei lá faz tempo. Tudo graças ao livro que você e a Gi me deram, naquele aniversário, sabe? Huahauhauhauahauhauhau. Valeu pelo comentário querido. Beijo em você, na Gio e na Lola Café. Saudades de vocês.

Carlota:

Comunidade? Sabe que é comigo mesmo, né! Falou em morar no meio do mato, eu sou parceira sempre. Mas nada de Cafofo não. Essa idéia eu não curti. Já passamos seis meses das nossas vidas lê. Chega. Beijoca.

Lu:

Minha amiga das madrugadas frias de Curitiba. São tantas emoções. Tantos conselhos, né? Hehehee. Olha, na verdade, acho que o grande lance (mesmo eu adorando a idéia da comunidade...) é a gente não se importar tanto com esses padrões. Acho que não temos como acabar com eles externamente, só dentro da gente... Beijos xuxu.

Jesuis:

Diria que você está quase um Nietzschiano. Matou Deus??? O que aconteceu com você? Não tem mais fé na humanidade? Concordo com você que o mundo é injusto muitas vezes, e que as pessoas, em sua maioria, são gananciosas. Mas, ainda bem que existem pessoas como nós, que, de alguma forma, contribuímos para uma melhoria. Temos que ter esperança, caso contrário, pra que estamos aqui xuxu? Não entendi direito esse lance de homens e guerras e mulheres e chocolates. Mas, me soou como mais um rótulo... Ai, menino. ;) Beijos e ovelhas.

W. Allen:

Você está me dando um rótulo de feminista. Isso? Ahhhhhhhhhhh. Não quero. A minha intenção, com esse texto, era provar historicamente que desde os primórdios somos rotuladas e sempre nos foi dito como devemos agir. Isso não é legal. O que acho ainda mais triste é ver a mídia publicando um monte de coisa sem sentido, para as ditas mulheres modernas, que talvez sejam ainda mais escravas que as ‘senhouras’ de antigamente. Eu não quero melhores salários, isso não é uma reivindicação, um manifesto, nem nada disso... Só quero que as mulheres assumam sua verdadeira essência. Que sejam felizes. Infelizmente, às vezes acho que as mulheres acabam sendo mais machistas que os homens. Isso é triste. Muito triste. E, para terminar esse quase segundo texto (hehe), tenho provas que não sou tão feminista assim, como parece... Te digo que sou uma excelente cozinheira, faço até pão em casa ( adoro), sei fazer tricô, pintar caixinhas de madeira (sabe aquelas que as avós fazem?), gosto de cuidar do jardim, não tenho habilidade nenhuma com equipamentos eletrônicos, como o dvd, por exemplo e por ai vai... Quer alguém mais ‘mulherzinha’ que eu? Hehehe. Beijos pra você. Obrigada pelo adorável...

Mônica

Anônimo disse...

haEUHauehaEUHaeuhAEUHaeu
Heita pessoal! Vcs não entendem nada de cultura celta mesmo! :P
Foi apenas uma filosofodida que eu fiz agora... :P
Não faço dakelas minhas palavra leis nem regras, e tbm não estou dizendo q não há salvação absoluta... apenas quis demonstrar uma enorme tristeza com o ser-humano e ao mesmo tempo, inclusive, concordar com o excesso de rótulos, inclusive, percebam q ao dizer humanos, não posso separar homem de mulher... e digo tbm que há muita futilidade em nós, e muita ignorância e agressividade, pq? pq somos extremistas, não conseguimos entrar em equilíbrio, estamos tentando figir da nossa natureza... queremos ser civilizados, mas ao mesmo tempo somos destruidores da vida! Digitar em um computados (apesar de eu adorar) me deprime, pois é parte do nosso fim...
Não sou criador do mundo, sou filho dele, é o mundo quem manda na minha vida e não eu que mando no mundo! Se o melhor e o pior do não está em nenhum lugar se não no ser-humano, pq eu só vejo o homem destruindo o mundo e sempre precisando da natureza pra poder viver?
Eu concordo q o pior está no homem, pq conseguimos fazer as piores coisas para nós mesmos e todo o resto do planeta... sim, podemos fazer coisas boas tbm, mas o mundo não precisa de nós para ser bom... mas nós sem o mundo, não vivemos! Acho q o melhor do mundo está na ordem natural da vida...
Agora, claro que há bondade, afinal, em todos nós existe os dois! Mas se fosse em outro tempo, eu teria esperanças sobre o mundo e a humanidade... mas hoje, me entristece ver pessoas que se divertem com o sofrimento dos outros... não consigo mais enchergar Carnun vagando por entre os animais, e nem mesmo a própria pele de Danu... só vejo carros e Lug infernizando o mundo, e onde deveria haver a "pele", há o asfalto...
Pq disse isso? Pq para poder se libertar de rótulos e se tornar livre, deve-se estar bem consigo mesmo, ignorar os padrões dos quais vcs odeiam, sem ter medo do que vão achar! E mais, qual o problema em se fazer regimes? Vcs por acaso fazem exercícios físicos? E a saúde de vcs, como anda? Vejamos, pq usam saltos? Maquiagem? PRA QUE PINTAR O CABELO???
Acho que se essas coisas nunca tivesses sido inventadas, ninguém precisaria delas... e não precisam!
Se conhecerem um homem que ache essas futilidades importantes, acho q vcs não precisam gostar dele, afinal, ele quer oq vcs não querem, não é? A vida é simples, nós é que complicamos ela!
Viva "ao natural"! ;D
:*

Té!

Anônimo disse...

então tá pessoas. vamos parar de papo sério e todo mundo tira a roupa e vamos viver 'in natura'. chega de máscaras, de mentiras e de roupas.

e nem me venha com essa que eu não pinto o cabelo, nem uso nada dessas coisas que vc falou...

ahhhhhhhhhhhh. não quero mais falar sério hoje. já são duas horas da matina...

beijos.

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhh, e como assim? té...

cria tento menino. fala direito comigo. manda beijo no final. poxa vidaaaaaaaaaaaaaaaaa....

Anônimo disse...

hAEUHaeuhAEUHauehUAEHUaheuAE
Foi mal xuxu! ;D
É o sono... dá pra perseber pela quantidade de erros ortográficos! :P
To filosofodendo com o meu cérebro aqui já! :P
Mas eu sei q vc não pinta cabelo etc... mas será q não faz NADA mesmo para si pensando que é para os outros? ;D
:********
Te adoro xuxu!
Beijões e uma pílula de transformação em forma de Ovelha, pra essa noite tão fria! ;D
:*********

Anônimo disse...

Pessoas... preciso fazer uma correção de interpretacão errônea, como esporádica em estudos bíblicos: a Bíblia não acusa Eva pela perda do Paraíso, Eva foi enganada. Em contrapartida a Bíblia é enfática em acusar Adão por isso. Por que ele era o responsável pela ordem naquele local e falhou.
Mulherada, não assuma a culpa que não te pertence. Nem Maria tinha tanta importância assim e muito menos Maria Madalena.
Tenho percebido a insatisfação coletiva feminina cada vez mais crescente. Mas a culpa é individual. Conhecem aquela frase que diz " quem não quer ver estrelas que não olhe pro céu", então me responda: quem de vocês não compra revistas femininas de dicas de moda e beleza? E que não está sempre atrás de uma receita de emagrecimento??? Já reparam que esses padrões feministas foram impostos por nós mesmas, mulheres? E que os homens se afastaram pra assistir melhor essa nossa palhaçada? Então, que tomemos vergonha na cara, cada uma, de verdade, em não vazer nada disso novamente. Duvideodó.

Anônimo disse...

Nossa quanta polêmica... tenho de entrar novo.
Primeiro por respeito ao nosso Deus vou começar com o Jesuis, o filho do home.

Jesuis,
Não me interprete mal. Vc parece ser jovem (33 anos?) e muito pessimista. É fato que estamos nesse mundo tão desigual por nossa própria culpa. Mas também é fato que coisas maravilhosas também aconteçam nele e possam nos dar um raio de esperança num futuro melhor. Eu por exemplo depois de Mia Farrow e a enteada estou me apaixonando de novo e bem feliz. Tenho filhos lindos que já nascem num mundo complexo mas procuro (tento pelo menos) prepará-los para ele. Acho que vai dar tempo....
E tem os amigos, os lindos lugares, a música, o cinema ... É certo que é um mundo desigual que mata tanta gente sem motivo, mas sabe o que tenho procurado fazer sobre isso? Modestamente a minha parte. Apoiar causas sociais, atuar politicamente, tentar influenciar pessoas a participarem mais da discussão dos nossos direitos entre outras coisas. Mas essa é apenas a minha receita. Você certamente encontrará a sua..... Obrigado pelos insinamentos sobre cultura celta. Não entendo nada sobre ela mesmo.

Mônica, adorável Miss,

Parafraseando os nossos compositores brasileiros "Apesar de termos feito tudo, tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Parece uma discussão sem fim.... Mas quer saber, apesar do Dorival Caymmy (não sei se é assim que se escreve)ter feito uma música para criticar a "Marina morena, marina você se pintou... não pinte o seu rosto que eu gosto, que eu gosto é que é só meu" eu (e acho que todos de bom senso) gostamos de vocês de qualquer jeito...Com maquiagem ou sem, com salto ou sem, pintura no cabelo ou sem... se vcs se sentem bonitas, nós percebemos e apoiamos...
beijos molhados

Eva,
Belos comentários... apesar de ter ficado um pouco preocupado com esse ideologismo tão belicoso. Não sei se a gente se afastou de vocês sobre a questão das revistas femininas ou se estamos apenas deixando vocês se resolverem. Afinal nesse caso, a toalha molhada não é nossa. words, words, words ....

W.Allen

Anônimo disse...

Pii

Ok. Vamos para Rondônia...

Bjs

carlota