quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Perigoso ou Inofensivo?



Universo virtual? Vida paralela? Ambiente tridimensional que simula aspectos da vida real? Confesso que sou uma ignorante quando se trata de Second Life. Tanto é verdade, que sexta-feira passada, estava eu reunida com minhas amigas e companheiras de blog, Aliane, Carla e Mônica e discutíamos a dificuldade que teríamos talvez, de escrever sobre o assunto e eu empolgada, querendo trocar informações e também saber onde achá-las, dizia: “mas meninas, vocês já tem idéia de como vão fazer o texto? Acharam alguma coisa sobre o Simple Life? Ah, eu achei uma matéria na Folha de São Paulo que pode nos dar uma base. Mas na Gazeta do Povo, também saiu uma nota sobre o Simple Life”. Não fosse a Mônica me corrigir, talvez o título deste texto tivesse algo parecido com o nome do programa.
Desde que este tema foi escolhido, começou a passar pela minha cabeça como eu sou alienada do mundo virtual, como eu posso não entender e nunca ter entrado no SL? Daí então, algumas indagações passaram a surgir:

1) Se eu posso concretizar e realizar planos que possivelmente eu não conseguiria na vida real.
2) Se nesta vida paralela eu posso caminhar, voar e até me teletransportar.
3) Posso comprar, vender e negociar qualquer tipo de produto.
4)O meu dinheiro é valorizado
5) E namorar também é possível.

COMO EU AINDA NÃO CONHEÇO ESTA “SEGUNDA VIDA”?! Mas logo esqueci estas questões. Mesmo com todas as chances de me divertir, de conhecer cidades, países, pessoas, museus, vida noturna, e até lugares que não existem mais, eu ainda prefiro a minha vida real, às vezes cheia de possibilidades, às vezes nem tão divertida,mas mesmo assim,acho melhor, mais fácil e mais viável ser o meu próprio jogador, o meu próprio avatar.
Melhor porque tenho um pouco de medo de me aventurar, mais fácil porque tenho preguiça e mais viável porque não preciso ter um computador poderoso, se ele tiver conexão à internet já está de bom tamanho.
Sei lá, mesmo sabendo, que desde 2003 mais de 4 milhões de pessoas estão cadastradas no Second life, não tenho vontade de conhecê-lo, de assumir uma outra personalidade.
Definitivamente, não nasci e não tenho talento para esta vida de mentira. Parece-me mais fácil assumir um outro corpo, uma outra vida, do que enfrentar o aqui e agora da vida real. Isso para mim fica caracterizado com uma fuga, como uma espécie de tentar esquecer o que vêm pela frente na manhã seguinte. Então, às vezes é melhor ir dormir como uma outra pessoa, já que no outro dia, a verdade bate à porta. Eu ainda prefiro a realidade. Gosto de sentir, de ter a sensação de que a cada dia que passa, eu vivo – literalmente-, aprendo e ensino alguma coisa também. Isso no mundo virtual é impossível.
É claro que todas as possibilidades do irreal podem e até devem ser exploradas, mas daí a esquecer a realidade em que vivemos, há uma grande diferença. O second life é uma alegoria, uma fantasia, um jogo que destorce o que existe efetivamente, para talvez amenizar, o que invariavelmente pode não estar de acordo com o que queremos para a nossa vida real, a nossa primeira vida. Mesmo assim, fico com ela. E vou parando por aqui. Para quem disse que não entendia nada de second life e até o confundiu com simple life, acho que já escrevi demais.

Camila Age que tem pavor de viver uma vida que não a sua.

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo pleeeeeeenamente com vc, miga. E seu texto está muuuuuuito bacana. Prepare-se, no domingo terá um novo texto criticando essa "fake life". Estamos na mesma sintonia!
Beijos

Anônimo disse...

não acho que todas as pessoas que 'se conectam'nesse mundo virtual inventem uma segunda personalidade.. acredito que existam pessoas que são elas mesmas. será que tou sendo muito 'bobinha'???

e ainda, acho melhor a gente assumir personalidades inofencivas no mundo virtual do que ter duas vidas na vida real. como o 'falcatrua' do meu personagem. hauhauhauhua. beijos.

Mica disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiiii o texto...Bjs amiga amada!

gazstao disse...

eu tbém acho que quem quer viver uma vida completamente diferente da sua, que então mude na vida real...

o que vai dar disso é outra história!

beijos pra todas as meninas de bits

Anônimo disse...

Respondendo à Sasá

Miga, para vc ter uma idéia, tinha uma época que eu tinha medo até de fazer orkut, imagina se eu entro neste Second life? Por isso vou levando a minha vidinha mais ou menos por aqui mesmo,rs
Beijos

Respondendo à Mô

Amore. Ainda penso q uma grande parte destas pessoas q se conectam no second lfe, assumem personalidades digamos q "perigosas" sim, afinal, ninguém sabe quem são elas. Mas também concordo quando vc diz que não é bacana ter duas
personalidades na vida real.
Beijos

Respondendo à Michelle
Que bom que gostou. Finalmente apareceu neh?!rs
Beijos amada

Respondendo ao Gastão
Concordo plenamente com vc!
Beijos

Unknown disse...

Bem, amei o texto e concordo plenamente.

É uma futilidade absoluta essa tal second life virtual, é pra quem realmente não tem nada o q fazer, pra quem não tem amigos nem namorado(a)!
Já fico maluca com pessoas q passam a maior parte do dia, e até da noite, em frente ao computador, navegando! Tudo bem quando se está estudando, pesquizando e tal, mas fanatismos de qualquer espécie são sempre abomináveis.
Que bom q vc pensa assim e soube transcrever muito bem suas idéias minha cara amiga!
Temos mais um ponto em comum!

Te adoro, viu?
Beijos
Cassi

Anônimo disse...

Cami

Acho que a vida já é complexa o suficiente neste plano. Se eu tivesse mais uma pra administrar e vivenciar não daria conta! Já tenho problemas em resolver meus problemas reais, quem dirá os virtuais!

Muito obrigada Second Life, mas prefiro brincar de orkut e assistir vídeos do youtobe.

Beijos amigalhes. Ficou maravilhoso!

Carlota em carne e osso

Anônimo disse...

Migalhes, tb concordo plenamente com vc. Nossa vida real já é bem complicada, as vezes pode não ser muito divertida, mas é NOSSA e é dela que temos que tomar conta. Ah,orkut e vídeos são mais fáceis de administrar sim, e podem ser muito mais legais.
Beijos amore!!