domingo, 22 de julho de 2007

A INSUSTENTÁVEL FRIEZA DO SER




O raio de sol invade a janela, ilumina meus olhos e queima meu rosto enquanto escrevo. É pleno inverno, mas o frio não chegou por aqui hoje. Lá fora, as folhas dançam em sintonia com o som e o ritmo do vento, e a luz quente da estrela do dia empresta seu tom amarelado ao verde dessas mesmas folhas. Os pedestres vestem casacos leves, em resposta ao tempo fresco que impera na cidade.

Sendo assim, não posso escrever sobre o clima frio, quando, na verdade, faz calor. Minha consciência não permite esse paradoxo. Mas ok, não vou fugir do tema. Impossibilitada de falar do frio do clima, terei de falar sobre o frio da vida:

Dizer não requer frieza. Renunciar ao comodismo e se deixar mudar, recusar ao que é bom em nome de algo supostamente melhor, arriscar machucar um coração, mas não voltar atrás, tudo isso requer frieza. Ninguém consegue dizer “não” sem parecer frio. E sem dizer “não”, ninguém consegue evoluir.

Pedir demissão, terminar um relacionamento, deixar pra trás um velho hábito, abandonar um antigo sonho, tudo isso requer frieza. Ou seja, fechar ciclos requer frieza, e dizer “não” faz parte do fechamento de um ciclo.

É por isso que eu gosto do frio, ele é necessário. O frio traz consigo uma porta a ser aberta pra deixar a luz entrar. E essa luz vai, pouco a pouco, esquentando os ambientes e os corações, fazendo brilhar o desejo e a coragem, colorindo a vida.

Exatamente como o sol faz agora aos meus olhos, meu rosto e às folhas lá fora, enquanto escrevo...

Sabrina Moreira

15 comentários:

Anônimo disse...

Sabrina
Um coração frio não vale a pena ser amado
É impossível amar alguém que pode ser eternamente insatisfeita.
A decepção sempre chegará.
Nunca haverá situação que seja perfeita.

Ser uma eterna pessoa “fria” significa ser uma pessoa infeliz.

Tome cuidado e pense
Você pode perder coisas e pessoas maravilhosas.E sol não brilhará com tanta intensidade como antes.

Anônimo disse...

Sassá

Concordo que o frio é necessário, consigo trabalhar esse lado sem me afetar, mas ele em excesso torna as pessoas calculistas demais, más demais, geladas demais...

Adorei ruiva!

Beijossss

Carlota quente como o sol

Anônimo disse...

Me recuso a acreditar que vocês mulheres se tornararm isso.
Faz parte do ser humano ser insatisfeito com a vida, mas esse texto reflete uma negacao ao que é bom, onde a máxima da grama do vizinho é sempre melhor.
E sempre posta em prática.
Caras mulheres "modernas" vcs ainda tem coragem de reclamar quando um cara mente e ilude só pra comer.
Ainda tenho esperanca que nem todas vcs tenham um pensamento tão pequeno.
Mulheres "frias" distancia por favor.

Anônimo disse...

Cara Sabrina
Concordo com o Paulo em algumas partes(por experiência própria) nuca vemos o que é bom quando esta na nossa frente.
Voce só perceberá quando: no emprego que largou ninguem se lembra de vc ou ainda quando o coração que vc machucou estiver apaixonado por outro coração, e ai, ele der o troco, e for "frio" com você.
Devemos mudar sim, arriscar, mas uma grande paixão não se joga fora por frieza.
Ao Paulo
As mulheres mudaram sim, cresceram , mas como o exemplo do texto continuam na sua essencia buscando uma coisa que não é verdadeira, a felicidade 100%.
Isso pode nos tornar melhor ou pior para os homens.
Mas infelizmente só se aprende errando.

Anônimo disse...

Caros leitores,
muito obrigada pelos comentários, sempre bem-vindos.Mas talvez eu não tenha conseguido deixar claro o que quis dizer, e não quero deixar vcs pensando coisas tão negativas a respeito desse texto:
Paulo,
Não sei pq vc diz "não acredito que as mulheres se tornaram isso". Em nenhum momento estou defendendo nenhuma postura feminina, não falei em gêneros nesse texto. Estou falando de gente, seres humanos errantes, sejam eles mulheres ou homens.
Paulo, anônimo e Karina,
Quando falo em frieza, estou me referindo à firmeza necessária para se manter uma decisão e encarar uma mudança. Não dá pra dizer "não, não quero mais isso pra mim" sem se manter firme internamente, apesar de se esvair em lágrimas externamente. Gente, não estou sendo poética nesse texto. Não estou me referindo à vida como uma coisa linda, maravilhosa e pefeita. Estou tratando das partes difíceis, das decisões a serem tomadas que machucam não só aos outros mas, principalemte, a nós mesmos. Não estou dizendo que temos que tratar mal aos outros em nome dos próprios interesses, gente, pelo amor de Deus. Mil desculpas se dei a entender isso. Mas estou percebvendo quie dizer "não" e manter isso não é tão fácil assim. A gente chora, perde o sono, sofre, mas tem que ser manter firme.
Quanto à máxima de "a grama do outro sempre ser mais verde", tb não entendi a colocação, pois não estou fazendo nenhum comparativo aqui. Estou falando que cada um sabe de si, sendo assim, sabe o que deve ou não ser recusado.
Porque, como eu disse, o período de frio(sofrimento, dor) antecede o brilho radioso do sol. Talvez valha a pena esperar pra sentir a luz queimando a pele de um jeito diferente.

Espero que tenham me entendido melhor, muito obrigada pelos comentários e desculpem pela metáfora complicada.
Um grande beijo a todos,
Miss sunshine Sunday

Anônimo disse...

Ah, esqueci de me desculpar pelo atraso na postagem do texto. É que uma amiga ficou de postar pra mim e acabou esquecendo...
Beijos

Anônimo disse...

Sabrina independente de ser homem ou mulher seu texto e consequentemente você reflete um egoismo latente.
A busca pela suposta felicidade imediata torna as pessoas frias e eternamente descontentes.
Eu como homem busco algo completamente diferente onde haja parceria e "calor" nas decisões. Realmente vc se expressou muito mal.

Anônimo disse...

Paulo,
Vc está certíssimo quanto ao "egoísmo latente". Como estudante do psiquismo humano, não vejo problema algum em ser um tanto egoísta, dentro do limite. Todos temos um limite egoísta. Egoísmo nada mais é que pensar em si, defender os próprios sentimentos e interesses - e isso todo mundo faz. Decidir romper com alguém que te ama não é um egoísmo necessário? Como fazer isso sem machucar a pessoa, como ser "caloroso" nesse momento? Não sei, acho que eu é que lido com a palavra "egoísmo" de uma forma diferente...
Obrigada

Anônimo disse...

Opa! Apertei o enter antes de escrever meu nome. O último comentário é meu, Paulo, da Sabrina, a autora incompreendida deste humilde texto...
Beijos Sabrina

Anônimo disse...

Sabrina
Como já escrevi, e lendo sua explicação, tenho mais certeza ainda.
Quando a gente chora e perde o sono, é que não tem certeza das decisões.
Cuidado com suas atitudes (novamente experiência própria)vc nunca mais pode sentir a luz brilhando como brilha hoje

Anônimo disse...

Marina, que bola fora a minha hein... perdoe-me por errar seu nome, eu tb odeio quando erram o meu!!!
É que uma meniana chamada Karina comentou meu texto na semana passada, acho que fiquei com o nome dela na cabeça...
Desculpe Marina, não erro mais!!!
Beijos da Sabrina

Anônimo disse...

Pessoas....

Para manifestar minha modesta opinião (W Allen, gostei da expressão)... Permitam-me evocar Fernando Pessoa:

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração."
-
Não é porque um texto está em primeira pessoa (gosto muito deste estilo), que ele manifesta a vida do autor

Ivan Lessa tmb já definiu o "eu" de suas histórias como um personagem...

Acho, na verdade, que cada um interpreta um texto de acordo com suas referências. Que podem não ser, exatamente, as mesmas do autor..

Bjus a todos!
Aliane

gazstao disse...

Oi!!

Acho sempre que a frieza sincera é sempre melhor que o calor frio.

Sorte daqueles que conhecem a própria escuridão, pois também podem ver a própria luz!

Anônimo disse...

é isso aí!
agir sempre calorosamente é um ato no minimo irresponsável...

e com essa história de aquecimento global é interessante agir com frieza num ou noutro momento, nem que seja só pra variar

beijo sá

Anônimo disse...

é pessoal. acho que a sinceridade, principalmente consigo mesmo, é essencial para qualquer ser ter paz de espírito. do que vale ser caloroso e falso? acho que a lealdade consigo e com o próximo é o mais importante sempre. mesmo que isso doa no nosso coração ou no de outra pessoa. concordo com a sassá. acredito que precisamos ser duronas com relação a nossas escolhas. dando um exemplo bem tosco, mas que ele pode ser aplicado a quase tudo: se eu escolho não comer mais chocolate pq me faz mal, só depende de mim ser 'fria e calculista' e me manter firme e forte no meu propósito. cada um sabe o que é melhor pra si, não acham? em alguns momentos sei que só os bons pensamentos virão a minha cabeça "ah, mas chocolate é tão gostoso...". tá, é gostoso, mas, me faz mal. então.... tudo na vida é uma questão de escolha... e de controle.

beijocas.