segunda-feira, 30 de julho de 2007

A nova onda virtual

Você já imaginou ter uma vida paralela? Isso já é possível! Há quatro anos foi criado por uma empresa americana, chamada Linden Lab, o Second Life, um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida vida real e social do ser humano. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. Mas o que chama mesmo a atenção dos usuários é poder ser como, quem e o que quiser.

O nome "second life" significa "segunda vida", que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".

O mundo virtual do Second Life tem recebido muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários cadastrados e também os ativos têm crescido significativamente.

Aproximadamente 4 milhões de pessoas povoam o espaço comum da sociedade SL baseada em poucas regras e nenhuma lei. O Brasil é o 4º país no ranking de acessos e utilização, e já demonstra que muito em breve será o primeiro.

O produto da Linden Lab não é exatamente um jogo, mas um ambiente de relacionamento on-line com gráficos em três dimensões. Cada participante cria seu “avatar”, que vai representá-lo nesse mundo alternativo. Toda ação acontece com as pessoas conectadas à internet, por isso os avatares interagem em tempo real: eles gesticulam, conversam por mensagens de texto, namoram, fazem negócios e fabricam todo tipo de objetos, desde roupas até prédios.

Nesse “universo paralelo”, seu dinheiro vale dinheiro. Você pode comprar, vender, negociar diferentes produtos apenas com seu cartão de crédito. Cada U$1,00 (um dólar) equivalem L$300 (300 Lindens), que representa mais ou menos o preço de uma cadeira. Linden Dollar (L$), ou simplesmente Linden (L$), é a moeda oficial do mundo virtual de Second Life. Todos os residentes da “terra virtual” utilizam do Linden (L$) para pagar pelos bens (roupas, móveis e outros objetos) e serviços fornecidos por outros residentes.

Grandes empresas já “compraram” a idéia desse “novo mundo” e estão investindo em suas grandes marcas. Elas costumam construir seus espaços próprios, mas nem todas conseguem elaborar ações sofisticadas ou úteis aos seus clientes. O que a maioria das companhias tem feito com sua "segunda vida" é simplesmente divulgar sua marca.

O Second Life é do tamanho de uma cidade pequena, com mais de 1500 servidores (chamados de simuladores) e residentes de mais de 80 países. Demograficamente, 60% são homens, 40% são mulheres e eles variam em idade dos 18 aos 85. Eles são jogadores, donas-de-casa, artistas, músicos, programadores, advogados, bombeiros, ativistas políticos, estudantes, empresários, marinheiros, arquitetos, médicos, entre outros profissionais.

O limite mínimo de idade para fazer parte desse mundo é de 18 anos e as assinaturas básicas do SL são gratuitas. Outras informações: www.secondlifebrasil.com.br


by Carlota Akina

5 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas informações Carlota!

Vou entrar em me cadastrar já!

Bj

Anônimo disse...

Quando você fala em "limite de idade é 18 anos", significa que é para menores de dezoito, o que não é verdade. Cuidado com a falha de comunicação, Carlota.

Unknown disse...

Amore, acho q vou me aventurar, mas confesso q tenho um pouco de medo, rs.Prefiro a minha vidinha mais ou menos daqui, hehehe.
Parabéns.
Beijos
Cami

Anônimo disse...

achei bem legal! mas já acho um desperdício os poucos minutos no orkut...

ah, anônimo, o limite de idade de 18 anos pode ser limite inferior ou superior, e no caso é inferior, portanto a colocação é verdadeira! cuidado com as interpretações!

lets hack the fucking matrix!

Anônimo disse...

carlota joaquina é pura informação.
e tem cabelos pretos lindos e sedosos. de propaganda de xampu.
huahauhauhauhauhauhauhauhauhua. vcs já viram ela na TV?