quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Consciência

quid aeternis minorem
consillis animum fatigas?
cur non sub alta platano vel hac
pinu jacentes —

Horácio, Odes 2. II, 11-14.

O meu destino sou eu quem faço.
Nada de sorte. De sina.
Destino? Direção. Rumo. Nada além.
O porvir é o acaso. Que não é por acaso.
É fruto da escolha. Opção. Decisão.
Que gera caminho. Que leva além.
O essencial? Seguir o coração. Todo o tempo.
Mônica Wojciechowski
Foto: Martine Franck

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mônica,
Legal esse formato mais curto e definitivo que "by chance" estou lendo na madrugada.... Tem bastante "punch", como diria meu colega Clint (já que ele curte um boxe...) Apesar de não entender exatamente o que o horacio quis dizer (Você estava esperando por essa pergunta , não? - sabe como é, minha origem é anglo-saxã...) me fez lembrar Saint-Exupery, não faço idéia o porquê " O essencial é invisível aos olhos." Tentando tornar meu comentário mais breve, respeitando sua objetividade e paciência (mas não conseguindo, rssss), acho que o que antes era chamado de ACASO e se referia a uma situação meio nada a ver ou tudo a ver que aparece em nossa vida virou SINCRONICIDADE que além de ser o nome de um álbum do saudoso The Police (que casualmente está voltando para alguns shows, by the way) é conhecido por esse movimento que relaciona o desejo ou idéia de uma pessoa com o de outras que estão no mesmo objetivo e movimento (e a união de todos, provida pela famosa conspiração do universo).

I don´t know... É só uma pista.

W.Allen

PS: Lembra aquela música do Kiko Zambiank, (acho que é assim que se escreve) Primeiros Erros? Tem a ver também. Veja só que encontro insólito: St.Exupery com o Kiko....
"Meu caminho é cada manhã, não procuro saber onde estou, meu destino não é de ninguém, eu não deixo meus passos no chão."

Anônimo disse...

Piii

Lindo...

Beijossss


Carlota ao acaso

Anônimo disse...

"O destino pode mudar como o vento, nada é tão planejado assim, certo inatingível como eles parecem dizer..."

Bjks Lindona...

Anônimo disse...

W. Allen:

Aff! Eu gosto do começo dessa letra... “Meu caminho é cada manhã / Não procure saber onde estou / Meu destino não é de ninguém / Eu não deixo meus passos no chão / Se você não entende não vê / Se não me vê não entende / Não procure saber onde estou / Se o meu jeito te surpreende...”

Vai lá então, a tradução do Horácio... Especialmente pra você: “por que afadigas a alma pequena com desígnios eternos? Por que não deitar sob o alto plátano ou sob este pinheiro...”

Sobre o teu filme, que eu falei que assistiria no final de semana. Ainda não vi. Mas, não esqueci, depois comento...

Acho que é isso. Ah, posso fazer uma pergunta? Se você não conhece nenhuma de nós, como ficou sabendo desse blog e pq tornou-se um leitor assíduo? (Mônica curiosaaaaaaaaaaaa)
=). Beijocas.

-

Cá:

Thanks flor.

Beijocas.

-

Lu:

E viva o livre-arbítrio, né???

Beijoca.

Anônimo disse...

Olá Mônica.
na realidade eu conhecia o mestre Mário Lopes e conhecia muito pouco outra pessoa. Não vou citar pois como sou anônimo ainda, vamos continuar anônimos. (Importante lembrar que não tenho nada a esconder, apenas é legal ser anônimo...) Obrigado pela tradução do horácio. Ela é especial, embora talvez parecesse mais curiosa em latim. Sobre o meu filme, acabei revendo no fim de semana. (sabe eu tenho uma coleção deles e se quiser posso emprestar através do nosso amigo comum mário lopes...) e
descobri que o poeta é o E.E.Cummings, e não o Yeats. O poema é lindo....
Sobre o Kiko, você escreveu praticamente a letra inteira, então acho que você curte a música por inteiro.... Legal, o kiko tem umas 3 ou 4 músicas em todo repertório que merecem atenção. Tem uma com o Chico Buarque chamada "Ludo Real" que é até mais interessante que primeiros erros " Que nobreza você tem, que seus lábios são reais. Que seus olhos vão além, que uma noite faz um bem e nunca mais. Que salta de sonho em sonho. E não quebra telha. Que fala através do amor e não se atrapalha. Que cruza o Rio e não se molha." E por aí vai...

Beijos

W.Allen

Anônimo disse...

Oi, W.

Como assim? Acha legal ser anônimo? Você não é o Woody Allen? Seu mentirosoooooooooooooooo..... hauhauhauhuahua. Brincadeira.

Sobre você emprestar o filme para mim, através do Mario, é difícil, pois não vejo o Mario sempre, sou um ser meio anti-social, que dificilmente sai de casa. O Mario bem que tenta me tirar de casa de vez em quando. Então, pego ele na Cartoon mesmo... Mas, de qualquer forma, obrigada.

Sobre a letra, não escrevi inteira não, tem aquela parte: “se meu corpo virasse sol, se minha mente virasse sol, mas só chove, chove”... Não entendo direito o que ele quer dizer com isso. Então, prefiro não gostar dessa parte. Huahuahuahuahuaua.

Jura que o tal kiko tem uma composição com o Chico? Essa é nova pra mim. Amei a letraaaaaaaaaaaaaaaa, ma-ra-vi-lho-as. Você tem bom gosto, menino. ;)

Beijo.

Mônica.

Anônimo disse...

Como disse um dia uma professora minha de História da Arte...
"...Nossos caminhos somos nós mesmos que escolhemos, consciente ou inconscientemente... quando vc pergunta à um amigo qual caminho seguir dentre as opções a frente, vc já escolheu qual seguir, pois certamente estará perguntando para àquele amigo que vc já sabe oq irá responder... e se ele não responder de forma satisfatória, vc irá perguntar para outro que possivelmente irá..."
E como eu digo... sorte é uma oportunidade que passou pela sua frente e vc teve visão e habilidade de agarrá-la, por opção própria!

Au revoir, pequena garota...
;*
Ovelhas e Onovas pra vc! ;D

obs.: ai que agunia que me deu de olhar a foto dessas crianças pulando... da a sensação que elas não estão sincronizadas... parece que elas vão se esborrachar e se ralar no muro... engulir um pouco de areia! aheuhaEUAE

Anônimo disse...

Mônica,
Na realidade eu devo assumir uma coisa importante aqui, espero não te desapontar: eu não sou Woody Allen.... embora tenhamos muita coisa em comum.
Sobre o restante da letra do Kiko, você tem razão. Aquela parte acho que nem mesmo ele entendeu o quis dizer.
Sobre a música do kiko com o chico, ela é linda mesmo. Se tiver a oportunidade de escutar chama-se Ludo Real.
Beijo,

W.Allen

Anônimo disse...

jesuis xuxuuuuuuu:

vc é um fofo. e eu não tenho nada pra te responder. auhauahuahauhau. concordo com o que vc disse.

ah, sobre a foto, nem me venha com essa. essa foto é lindaaaa. pra mim passa uma super liberdade, sabe? e eu amo o trabalho dessa fotógrafa. é du caralhoooooooooooo.... muito bom mesmo. se tiver a oportunidade, confira... ela é uma fotógrafa da magnum photos, melhos agencia do mundo. um dia vou trabalhar pra eles. hauahuahuahua. beijo criança.

Anônimo disse...

w. allen:

vou procurar na net e vou ouvir sim. jáááá...

=)

beijoooos.

Anônimo disse...

nada de resposta? ahhhhh. =(
hehehe.

Anônimo disse...

W. Allen,

Será que você lê posts antigos? hum... Bom, queria dizer que assisti ao seu filme, Hannah e suas irmãs. Amei... Gostei muito mesmo. É tão real e tão sensível, tão despretensioso... Ele toca nas ‘feridas’ da sociedade de uma forma tão poética e sem fazer uma crítica direta, sem dizer o que é certo ou errado. Sobre que irmã eu gostaria de ser? Putz, não sei bem. Acho que eu não encaixo no perfil de nem uma, e ao mesmo tempo, me pareço com todas. Com a Hannah, me identifico (um pouco) na questão de ser a ‘chefe’ da família, aquela que acaba tomando as rédeas de situações que ninguém mais quer abraçar... da Lee, tenho o desprendimento e a ingenuidade (não sei se você vê ingenuidade nela, eu vejo...) e da Holly a questão de ser meio grosseira.... Mas não sei se gostaria de ser uma delas, acho que prefiro os meus dramas pessoais e minhas virtudes. Sobre o poema do E. E. Cumming... APAIXONANTE. Assim que terminei de ver o filme, busquei-o na net...

Obrigada pela dica do filme.

Beijocas.

Mônica.

Anônimo disse...

Oi Mônica!
Sabe eu nem sempre leio posts antigos mas um amigo meu (muito próximo) me deu a dica e vim dar uma olhada por aqui.
Puxa, fiquei bem feliz com tuas impressões sobre o filme. Você sabe que eu penso exatamente como você!!!!! Talvez seja por isso que eu o tenha feito. rssssss....
Sobre as irmãs, a sua saída foi diplomática. Parabéns. Se vc consegue ser um pouco de todas elas, me desculpe, mas vou precisar lhe pedir em casamento de novo......
Cada uma delas tem um jeito tão especial... Tão inseguro, mas tão afirmativo às vezes. O que a gente não poder ser nessa vida, se encontrarmos entusiastas que nos façam sentir melhor do que talvez sejamos? A gente acaba virando isso tudo,e muito mais não é?

Beijos

W.Allen

Anônimo disse...

W. Allen,

não vou aguentar tantos pedidos de casamento assim... vou ficar convencida daqui a pouco.

e viva os entusiastas... hehehe. o que seriamos de nós? sem eles?

=)