segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Em Busca do Carneiro Selvagem

Podemos muito bem, se for esse o nosso desejo, vaguear sem destino pelo vasto mundo do acaso. Que é como quem diz, sem raízes, exatamente da mesma maneira que a semente alada de certas plantas esvoaça ao sabor da brisa primaveril.

E, contudo, não faltará ao mesmo tempo quem negue a existência daquilo a que se convencionou chamar o destino. O que está feito, feito está, o que tem se ser tem muita força e por aí fora. Por outras palavras, quer queiramos quer não, a nossa existência resume-se a uma sucessão de instantes passageiros aprisionados entre o “tudo” que ficou para trás e o “nada” que temos pela frente. Decididamente, neste mundo não há lugar para as coincidências nem para as probabilidades.

Na verdade, porém, não se pode dizer que entre esses dois pontos de vista exista uma grande diferença. O que se passa - como, de resto, em qualquer confronto de opiniões - é o mesmo que sucede com certos pratos culinários: são conhecidos por nomes diferentes, mas, na prática, o resultado não varia.

Haruki Murakami - Em Busca do Carneiro Selvagem - Cruz Quebrada: Casa das Letras, 1.ª edição, Abril de 2007, 369 pp. (tradução de Maria João Lourenço; obra original: Hitsuji o meguru bōken, 1982).

Postado por Carlota Joaquina

Haruki Murakami nasceu em Kyoto, em 1949, e vive atualmente em Tóquio, depois de vários anos de exílio voluntário nos Estados Unidos. Sucesso entre a crítica e o público americano e inglês, campeão de vendas no Japão, o autor recebeu inúmeros prêmios literários e teve sua obra traduzida em 16 idiomas.

Meninas de carne: (Imitando Mario Lopes) Alguém arrisca o palpite pra dizer quem são as 3 pessoas da foto? Não tenho prêmios pra dar, mas vale a brincadeira!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei, Lala, Lele e Lili...eh assim que vcs se chamam, ne!?

Anônimo disse...

Carlotaaaa

Esse Japa sabe das coisas... Vc está na foto?

beijosss carlotaaaaaa

Anônimo disse...

Carlota Joaquina, concordo com tudo. Definitivamente coicidências não existem. Que bom, assim não foi por acaso que vc entrou na minha vida, e agora estamos aqui, juntinhas neste blog, depois de alguns anos de Tuiuti, hehehe.
Ah, e quem serão na foto hein? Tá fácil neh?
Beijos
Amo-te
Cami

Anônimo disse...

ei... carla teu nome, né? hauhauhauhauhau. por acaso você tem autorização minha pra estampar minha linda cara na internet? assim? sem mais nem menos? hauhauhauhuahuahua.

brincadeira xuxua.

da esquerda para a direita: dilka maria, carlota joaquina e mônica valentina. acertei?

beijos.