quarta-feira, 15 de agosto de 2007

La dolce Vita




Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?”

Assim falou Zaratrusta - Friedrich Nietzsche



Francisca João Teixeira da Silva. 32 anos. Discreta, quase insignificante. Casada. Sem filhos. Fiel da Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas. Trabalha, desde os 14 anos, como secretária da prefeitura de Guarujá-Mirim, cidade onde nasceu e nunca saiu. Seu maior lazer e diversão: ler entrevistas sobre pessoas que salvam - ora um médico da Cruz Vermelha, ora um pastor que serve sopa nas madrugadas frias de alguma capital distante. “Isso sim é vida”, pensa. Reclamar da vida seria até pecado, afinal, tem um bom marido, um trabalho e uma casa pra morar. O que mais ela poderia querer?

Dia desses, o novo prefeito, homem de visão, aconselhou Francisca a estudar na capital, fazer faculdade. Era inteligente demais para aquele fim de mundo. Foi o maior elogio que ela recebeu na vida. Saiu mais cedo do trabalho, chegou em casa e pegou o marido transando com sua prima no sofá. Eles nem notaram sua presença.

Francisca, em silêncio, foi para o quarto. Na pequena mala colocou três vestidos, um casaco de lã e um par de sapatos. Pegou suas economias e saiu pela janela, não queria ser vista. Na rodoviária comprou uma passagem para o Rio de Janeiro. No banco duro, enquanto esperava o ônibus, ela suspirou e sorriu. Seus únicos planos: conhecer o mar e estudar enfermagem.



Mônica Wojciechowski

14 comentários:

Anônimo disse...

É... quando menos se sabe, mas feliz se é! Pelo menos cada novo conhecimento, ou cada desafio proposto traz mais emoção e empolgação para se viver... pq quando quase nada se sabe, o menor conhecimento adquirido é um mundo enorme novo!
O problema é quando ela já tiver conhecido muita coisa e perceber que ainda tem muito mais para se saber... e q nem todo conhecimento é bem vindo...

:*****
Beijão e uma ovéia! :P
;D

Anônimo disse...

Já conheci o mar e já estudei enfermagem.

acho que tenho muito da Francisca.

menos o marido, graças a Deus. ;)

beijo pra mônica.
da annie.

Anônimo disse...

Acho que também vou para o Rio de Janeiro estudar enfermagem e aconhecer o mar... Minha vida está de cabeça para baixo mesmo...hehehe
bjks

Anônimo disse...

3,14

Sabe que de todas as coisas ruins tiramos proveito. Veja Francisca, a menia cosegui dar um 360º em sua vida, por conta de uma traição podre de seu marido e sua parente... A vida é assim, erramos e aprendemos com os erros, os nossos e os dos outros...


Maravilhosos como sempre...

Te amo!

Carlota com saudades das amigas que ama

Anônimo disse...

Será que é melhor viver na ignorância de algumas coisas..., ou com o conhecimento de várias...
Dúvidas, dúvidas, dúvidas...

Anônimo disse...

pra ccc:

não vou me identificar pra não ficarmos em uma situação constragedora ... mas, o meu comentário é: com 360° você volta para o mesmo lugar.

se você quer mudar, de 180° que é mais garatindo ...

rsrsrsrs

desculpe, mas não pude deixar de fazer o comentário.

de resto, o testo está ótimo.

Anônimo disse...

* dê

* texto

Anônimo disse...

Poxa que legal esse texto a la Nelson Rodrigues... E com direito à citação de Nietzsche.... Com todo respeito ao pretendente das semanas anteriores (a gente precisa ser ético hoje em dia) quer casar comigo?
Bjs
W.Allen

Anônimo disse...

Sr corrigindo

Não necessariamente. Vc pode voltar ao mesmo lugar, com a cabeça mudada, com o corpo mudado, com a vida mudada... As pessoas mudam, mas as raízes permanecem...

Carlota muita brava com pessoas que não respeitam os comentários dos outros

gazstao disse...

polemico hein?
só tenho a desejar muitas felicidades pra Dona Francisca!

Anônimo disse...

Jesuis: então, como dizia o ‘velho deitado’ – só sei que nada sei... mas, acho que aprender faz parte dessa vida e, acredito que eles sempre são bem vindos, mesmo quando geram sentimentos desagradáveis, eles são necessários... mas essa é apenas a opinião de uma Valentina de Botas. ; )

***

Annie: jura que você já fez enfermagem? Não acredito, menina. Nosso passado esconde coisas que nem a gente acredita que fez, né? Aff!

***

Lu: certo momento da minha vida, eu acho que tinha uns 18 anos (túnel do tempo...), tava bem perdida, sem saber o que fazer, não tinha passado no vestibular e tals, pensei em ir pro Rio, virar aeromoça, pode? Só pra ficar por aí, viajando, viajando... Mas, daí, as coisas parecem que aconteceram e me encaminharam... Ou, eu enxerguei os caminhos que sempre estiveram na minha frente. Não sei bem!!! Take your time! Não se cobre tanto, já já as coisas acontecem... Você vai ver.

***

Carlota: liga pra amiga, se tem saudade. O dia que tentei falar com você, você tava ocupadona. Vou ligar amanhã.

***

Dani: eu voto no aprendizado. Eles são dolorosos, mas, necessários.

***

Sr. Corrigindo: ao corrigir alguém preste atenção no que escreve, texto com ‘s’ é pior que os 360º da moça. E, se ela quer dar com a testa no mesmo lugar de antes, deixa ela, poxa... e qual texto tá ótimo o meu ou o dela? Hehehe.

***

W. Allen: então, mas o nosso casamento será tipo “Noivo neurótico, noiva nervosa”? aff! Hehehe... E, você costuma pedir em casamento todas as meninas que escrevem a la Nelson Rodrigues e citam Nietzsche? Ou eu fui a primeira? ; )

***

Gazs: eu? Polêmica? Ah, nãooooooooooooooooooooooo. Longe de mim. Hauhauhauhauhuahuahuahua.


Beijos e abraços pra todos.

Mônica de cabelo igual ao da Valentina.

Anônimo disse...

Na realidade o convite ao casório era apenas uma outra forma de dizer: Parabéns pelo seu texto....
Mas se fosse genuino e verdadeiro, seria pelo conjunto da obra e não pelas citações. E finalizando se, hipoteticamente, fôssemos nos casar acho que indicaria "Hannah e suas irmãs". Vc escolhe a irmã que gostaria de ser, ok?
Beijos

W.Allen

Anônimo disse...

Woody,

posso chamar pelo primero nome? hauhaahuaua. gostei, esse é um dos seus filmes que ainda não assisti, vou locar e depois te conto que irmã quero ser.

beijocas.

Anônimo disse...

Monica,
Que legal que vc vai assistir. Vale mesmo a pena, modéstia a parte. A idade está um pouco avançada mas acredito que seja nesse filme que cito um lindo poema de Yeats. Bom filme!
Beijos
W.Allen (pode me chamar como vc quiser)