terça-feira, 10 de julho de 2007

..Hoje eu só quero que o dia termine bem....


Tô chegando no terminal para pegar meu ônibus. Hoje em dia ele não é pequeno, é daqueles chamados bi-articulado. Possui 6 portas e alguns metros de extensão, mesmo assim, as pessoas insistem em se aglomerar na frente, próximas do motorista. Até hoje não sei bem o que fazem ali. Será que têm medo de que ele faça alguma besteira e elas poderão ajudar? Não sei, mas aqui cabe uma enquete.

Consegui entrar no bi-articulado, e fui em direção ao outro terminal onde pegaria o ligeirinho, chamado assim porque perto dos demais ônibus, chega mais rápido ao destino, pois tem menos paradas. Mas ao contrário do “vermelhão”, esse aqui só tem 2 portas, e o acesso é feito por um tubo, que só tem uma porta. As pessoas entram e saem pelo mesmo lugar. Agora imagine esse tubo, em horário de entrada e saída do trabalho! Dentro do tubo é quase impossível respirar, e aqui não cabe a lei da física que diz que “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço”, aqui cabe muito mais que dois. Com a chegada do ônibus, as pessoas não se entendem, ficam prensadas na porta, algumas querendo descer, outras querendo entrar e o movimento não acontece, por alguns instantes, ninguém se mexe, sinto-me num cabo de guerra ao contrário, todos empurrando para frente.
Conseguimos! Entramos no ônibus! E ainda consegui um lugar para me sentar.

- Com licença, com licença!

Um empurra-empurra dentro do ônibus, uns xingando, outros dizendo para ter cuidado.. - Olha a criança aqui, vai esmagar a coitada! - Cuidado! - Um pouquinho de educação seria ótimo!
Pensei, deve ser um troglodita vindo aí... Olho para cima, vejo uma senhora com seus 70 anos, uma cara de má, olhei ao meu redor, as pessoas que estavam sentadas fingiam dormir, (que pessoalzinho cara de pau!), e eu curiosa fui ver o que acontecia. Resultado, quase me expulsou de onde eu estava. Levantei sob seus protestos. – Realmente, não se fazem mais jovens como antigamente! As pessoas não têm mais educação! Coitada de mim, tenho que mandar sair para poder sentar!

Acho que nunca fiquei tão envergonha. É claro que eu ia sair, ela não precisava ter feito aquele escândalo todo.. Levantei me sentindo culpada e não conseguia nem olhar para as pessoas ao redor. O que não precisava, pois sem educação eram elas que fingiam dormir quando aquela senhora chegou.

Tentei me ajeitar próxima a saída, pois meu ponto já estava próximo. – Graças a Deus, to chegando! Que nada! Parecia que esse dia nunca mais iria acabar. No ponto seguinte, entram algumas pessoas, com sacolas enormes. Antes de eles entrarem foram jogando as sacolas para dentro do ônibus. Chegaram gritando, - Vamo apertar aí, tem gente querendo entrar!
Não acreditei... Acho que já deu, né? Estava prestes a estrangular alguém. Acho que iria começar com a “família mala”, depois ia conversar de perto com aquela senhora, que se privilegia de sua situação... Então, antes que cometesse tantas atrocidades, eu desci. Antes que fechassem a porta, fui passando por cima das sacolas, pisei em algumas, ouvi algumas indignações pela minha “falta de educação”, mas quer saber? Não estava nem aí. – Preciso respirar! Pára tudo, que eu quero descer!

Ainda faltavam alguns quilômetros, não me importei. Nada, nada paga o sossego, o vento no rosto... Liguei meu mp3, Luciana Mello cantando “Simples desejo”....Eu não quero tudo de uma vez, eu só tenho um simples desejo... Hoje eu só quero que o dia termine bem...

Dilka

3 comentários:

Anônimo disse...

Dilka Maria

Isso me faz lembrar dias terríveis! Lembro que ia e voltava da faculdade nesse inferno! Ninguém merece! Socorro! Eu quero descer! tem um cara se esfregando em mim! Tem um sovaco na minha cara! Me ajudem! Por favro, não quero morrer asfixiada!

Mas felizmente meus dias de sofrimento via Inter II, via Pinheirinho - Rui Barbosa, Santa Cândida Capão Raso, Circular Sul e outros terminaram... Agora meu estress é com o cara da frente que não anda, com o babaca que jogou o carro pra cima do meu, ou com o meu próprio carro!

Ótimo amigalhes!

beijos

Carlota etc e tal

gazstao disse...

é isso aí Dil!!
a vida moderna e seus confortos tem disso tbém né... GENTE, e gente pra kct em tudo quanto é lugar!!

eita porra! não fosse tanta gente assim o mundo seria outro!

bjs!

Unknown disse...

Dilka, amei, vc só esqueceu de se referir as crianças que sentam, mas na verdade não sentam nos bancos, ficam brincando.
Parabéns.
Beijos
Cami