quarta-feira, 27 de junho de 2007

No divã...


Ela entra na sala do psicanalista, cumprimenta-o, larga a bolsa e o casaco na mesinha que fica ao lado da poltrona e se deixa escorregar no divã. O mesmo divã que deita há cinco anos. A sessão começa:


– Então...

– Estou exausta! Essa semana foi terrível. Quase matei meu chefe, estou de TPM, perdi as duas causas que defendi, minha massagista desmarcou meu horário, cheguei tão tarde em casa todos os dias que meu marido já dormia e babava como uma criança. E tudo isso tem um peso tão grande sobre mim. Parece que só fracassei. Daí, antes de vir pra cá, pensei: “vou passar no shopping e me dar um presente, eu mereço, depois da semana desumana que tive”. Entrei no shopping e parei na primeira loja de sapatos, experimentei uns quinze pares, escolhi dois, e quando estava no caixa pagando, desisti: “moça, desisti. Não vou levar não. Não posso fazer isso. É pura compulsão, sabe? Atitude típica de uma neurótica-maníaca-louca-compulsiva-obsessiva. E eu não sou assim. Não posso ser assim. Tchau”. Larguei os sapatos, guardei o cartão de crédito e saí da loja, sem olhar para os lados. Voltei para o estacionamento, peguei o carro e vim pra cá.

– Aham.

– Estou feliz, doutor. Acho o máximo quando consigo enxergar minhas compulsões. Me controlar então, nossa! É o supra-sumo do auto-conhecimento. É o começo da cura. A barreira final do ego. Eu sei que neurose é uma doença emocional. Ou seja, se é emocional, só depende de mim. Só eu posso mudar essa realidade. Não preciso reagir com exagero à tudo. Chega. CHEGA!!

– Aham.

– A partir de hoje, e você é testemunha disso doutor, não compro mais nada que não tenha necessidade, não como mais por ansiedade, não terei mais medo de certas situações e vou largar mão da minha mania de limpeza. Preciso parar de atormentar a vida da Benedita, coitada. Ela até que limpa a casa bem. Isso, que caiam todas as minhas máscaras. Sou quase uma pessoa livre. Sinto minha essência borbulhar. Sinto meu ego sendo pisoteado, esmagado, aniquilado. Não comprei nem um mísero sapato. Nada mais de obsessões. Está declarado: extermínio total as minhas compulsões. O episódio da loja de sapato foi a prova de que eu precisava, quase como se fosse um sinal divino que eu posso, sabe?

– Aham.

– Chega de ter pena de mim. Sei que as resistências serão fortes, mas, tudo é uma questão de escolha e de controle. Pronto. Eu já escolhi. Agora vem o controle. E isso é fácil. Eu consigo isso com os pés nas costas. Imagina...

– Aham.

– Já me sinto outra pessoa, doutor. Minha capacidade psíquica não é “totalmente” prejudicada, e por ter essa consciência dos atos estranhos e absurdos que cometo, posso resolvê-los, não é mesmo doutor?

– Aham.

– Embora eu seja uma neurótica e enxergue tudo com lente de aumento, eu posso levar uma vida normal, sou capaz, só depende de mim, né doutor?

– Aham.

– Os meus pensamentos intrusivos se acumulam na minha mente. Mas só eu posso parar minha mente neurotizada. Como já sei disso, tudo será bem mais fácil. Eu sinto isso. Esse pensamento já faz parte de mim.

– Seu tempo acabou, querida...

– Ah, doutor, a sessão de hoje foi tão esclarecedora. Você é um gênio e eu estou cada dia melhor. Obrigada e até semana que vem.

Na saída do consultório... Triiiiim...Triiiim...Triiiiiim.

- Alô / Oi, Lígia / Tudo bem, sim / No shopping? / Mas você tem tantos sapatos, pra que comprar mais? / Aproveitar e jantar por lá? / A Benedita deve ter deixado o jantar pronto lá em casa / Não sei, amiga. Algo me diz que não devo / Passei no shopping antes de ir para o analista, sabe? / Sim. Tou aqui do lado. / É, o prédio do analista fica duas quadras sim. / Tá bom, Lígia. Vamos. / As promoções estão ótimas mesmo, sempre que vira a estação os preços despencam, né? / Tou entrando no carro e indo pra lá. Te espero ali, naquela primeira loja de sapato, sabe? / Té já amiga...

Mônica Valentina de Botas.

PS: Agradecimento especial para os meus queridos amigos, Jefferson S. {ff} responsável pela ilustração e Igor Bleggi que coloriu o desenho. Ficou lindo meninos. O problema foi escolher entre as três opções... Sou fã de carterinha de vocês. =)

10 comentários:

Anônimo disse...

Seres humanos incuráveis... especialmente os que não ouvem e apenas falam... "How about a nice cup o Shut the Fuck Up?"
"No divã..." eu diria "NO Divã! - YES Bar!"...
Só sei que um pouco de tudo eu sei, ou seja, nada!
Vi no Jô que estão vendendo "Nothing" em sacos plásticos... acho que deve ser exprime bem oq seu texto quer dizer...
Quer comprar uma entrada para o céu? Baratinho, é só dar um beijo no santo! ;D
:*
Au revoir...

Unknown disse...

Flaa Valentina de Botas!
Muito bom o texto!
Até a Benê entrou hein!!!?
hahahaha...
Será que essa pessoa que narrou o texto de hoje, tem algo a ver com alguém que eu conheço!?
hahahahaha...
Muito bom guria!
Bjosss

Anônimo disse...

jesuis, meu filho...
você?! dizendo que os seres humanos são incuráveis? perdeu a fé na humanidade??? ah, daí assim não tem mais jeito... se até tu largou mão.... aff!
beijo em santo??? acho que nem quero ir pro céu... hehehehe.
beijo e obrigada pelo comentário!

Anônimo disse...

fellipe menino de um olho só,

com certeza o texto tem algo a ver com alguém que você conhece, afinal, quem não tem alguma neurose que atire a primeira pedra. como disse jesuis, ali em cima, os seres humanos são incuráveis....

valeu pelo comentáriooooo. beijo.

Anônimo disse...

E viva o fim do conumo compulsivo. Pra mim, ela deveria é provar pro analista q está curada da seguinte forma: "doutor, de hoje em diante não gasto em mais nada q não me seja útil. Portanto, estou me dando alta". hehehe ;-)

Anônimo disse...

Mopiiiissss

Eu sei bem como é isso!

Biejosssss


Unknown disse...

Mô, como mentimos para nós mesmos neh? Que que aidianta ir no psiquiatra assim neh? hehehe. Adorei. Já fiz muito disso.
Beijos

Unknown disse...

Dona Mônica, quedê-lhe sua opinião no meu texto?! Juro q não emitirei
cometários, rsrsrs.
Beijos moça!!!

Unknown disse...

O meninas logo acima, sou eu, Camila, hahhaha.

Karina disse...

Enquanto isso, os analistas (inclusive a minha hahaha) continuam ganhando nossos reais...