sexta-feira, 6 de julho de 2007

Deu pane


Pronto. Tava demorando. A crise do apagão chegou por aqui também. Verdade. Já passou das seis horas da tarde, preciso escrever urgentemente meu texto para postá-lo daqui a poucas horas, já estou atrasada para um compromisso e o tico e o teco aqui resolveram fazer greve. Ou estabeleceram a operação tartaruga... vai saber.

De qualquer forma, acho absolutamente normal que minha capacidade criativa (sim, sinceramente, espero ter uma) tenha decidido desaparecer. Também. Nada mais coerente, diante das barbaridades que têm acontecido. É um tal de ex-ministro que fura a fila do check-in ali, é um certo Brigadeiro dizendo que o negócio foi mesmo pro espaço, é uma distinta ministra pedindo para a população relaxar e gozar e é o excelentíssimo babalorixá da Banania passeando, pra cima e pra baixo, com o seu super-possante aerolula e tumultuando um pouco mais toda a situação.

De verdade. Seria cômico, não fosse trágico. Fico aqui, me perguntando: onde está a câmera escondida? Será que todos fazemos parte de um grande Big Brother ou show de Truman? Quem é o Jim Carrey desta história? No final será que alguém vai ganhar um milhão???

Não. Porque só pode. Alguém tem que ganhar alguma coisa e algumas pessoas devem estar se divertindo com esta história toda. Tenho, inclusive, o palpite que Andy Warhol está envolvido nisso tudo. Penso até que ele foi o primeiro editor de imagens deste grande circo. Sempre definindo, pessoalmente, os tais quinze minutos de fama para cada um de nós, os pobres mortais.

Agora, sinceramente, a classe média não tem sorte mesmo. Puta que pariu. Primeiro eram só os mais endinheirados que viajavam de avião. A hora que o preço começou a ficar mais acessível, pronto. Os aeroportos viraram rodoviárias. E, mais uma vez, quem pode mais, chora menos. Enquanto a grande massa povoa os aeroportos em filas homéricas, tem jatinho particular desfilando no espaço aéreo. Vão lépidos e fagueiros. Felizes e saltitantes. O único problema é que, de vez em quando, o piloto esquece de ligar o Transponder. Mas isso é um mero detalhe.

Daí, já que de avião é difícil, se resolvem viajar de carro – sim, porque graças ao Plano Real e a estabilidade econômica, quase todo mundo pôde comprar seu carrinho – piorou. Além dos impostos (IPVA, licenciamento etc), gasolina (e mais imposto embutido), prestação do financiamento do carro (e dá-lhe juros), seguro e manutenção do veículo, têm que pagar os benditos pedágios. No final das contas, a passagem da Gol é mais barata e, apesar de passar algumas horas sofríveis no aeroporto, acaba sendo mais rápido também. Ou não, como diria Caetano Veloso.

Acho que o melhor mesmo seria viajar de trem. Bom... mas isso fica por conta dos países europeus. Aqui, no “neste país” de Lula, até se fosse de trem haveria um jeitinho de complicar tudo. Afinal de contas, pra que simplificar, se é tão mais fácil complicar. Verdade. Veja só, enquanto em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os vôos saem de dois em dois minutos, aqui o intervalo é de dezoito. Isso quando nenhum urubu atrapalha tudo.

Bom... o fato é que, enquanto não se resolve o problema de equipamentos precários, controladores de vôo mal pagos, falta de noção e bom senso de Lula-lá e sua trupe toda, a galera vai ficando no aeroporto. Mas também, nem dá pra reclamar. Neste período, dá pra comprar umas balinhas, ler a revista Caras, tomar um cafezinho, gastar sola de sapato e movimentar a economia. Só o triste é que, de um jeito ou de outro, todo este rico dinheirinho, depois de fazer escala nos cofres públicos, passar por malas e cuecas, vai parar na conta bancária de algum figurão. Porém, como o dito popular bem lembra, “rouba, mas faz”. Não sei bem o que, só sei que o povo pensa que faz.

Agora... antes que algum esquerdista da vida (sim, apesar de tudo os PTralhas, ainda existem), venha me bombardear com suas críticas, vou encerar meu texto por aqui.

Apenas sugiro à dona Marta que, depois de relaxar e gozar, fume um cigarro e tome um Red Bull... Isso. Aquele que te dá asas!


Aliane Kanso

10 comentários:

Anônimo disse...

Ali, você conseguiu. Desta vez CONSEGUIU se superar.
...
05 de julho de 2007, nasceu seu melhor filho, até agora! Parto doído, mas LINDO filho! Parabéns!
Agora não se espante se, daqui a pouco, lendo um Grande Jornal, você encontrar algum comentário sobre este novo fenômeno do mercado literário, que nasce a cada pingo neste blog... Afinal de contas em que ramo atuamos mesmo?

Anônimo disse...

Parabéns! Ótimo texto! A sua cara! Logo, logo na coluna de um grande jornal. Estou torcendopor você!

Anônimo disse...

Parece contigo mesmo, de início parece que não tem muito a oferecer mas vai conquistando a gente a cada palavra. Texto nota 10, de parto natural.(hehehe)
Adorei o final... bem que esta Marta poderia criar asas e se mudar pra outro continente, pq sofrer a gente já sofre, mas aguentar tiração de sarro jé é demais!
É isso aí, é o PT no poder... Igual a uma petista que eu conheci, antes e depois do "fenômeno" LULA. Antes era contra televisão, consumismo e Mac Donalds, agora "enrricou" às custas de um cargo público mal ocupado, comprou uma TV de plama gigante e seu filho só come porcaria.
Parabéns Ali.

Anônimo disse...

Bom Ali... Confesso que hoje tá difícil escrever algo.... pota que pareo... u brasil....

Gostei da parte do "lépidos e fagueiros" - Salve salve Garcia!!! Taí... mais uma de nós que é digna de ser lembrada.... vamos aliviar esse clima.... afinal de contas se bem posso afirmar diante da expressão do brasileiro hoje, Garcia diria... "que horas chega o corpo?"...

Também não podemos deixar de comentar que se pudesse ela sacudiria o palácio do planalto (sim... com letra minúscula - não menores por impossibilidade de diminuir a fonte.... culpa do blogg), e diria ao povo deitado eternamente em berço esplêndido: "Help Your Self!!!".

Ok, ok....voltamos ao foco... como é difícil falar de política... ai, ai, ai... Garcia mais uma vez: “Escreve aí!!! Se vira!!!!....Afinal de constas minhoca não tem perna e anda.....”

Tá... tá... vamos lá.... “Verás que um filho teu não foge à luta”.... putz.... cadê a saída....???

Ops... achei....


Como bons brasileiros não podemos deixar de honrar nossa “Terra adorada” e que seja assim...

Paz no futuro... (por Garcia mais uma vez: O mundo é redondo “e bem liso”)

Operação Anaconda, Escândalo dos Gafanhotos, Escândalo dos Bingos, Escândalo dos Vampiros, Escândalo dos Correios, Escândalo do Mensalão, Escândalo dos Dólares na Cueca, Doação de Roupas da Lu Alckmin, Doação de Terninhos da Marisa Letícia Lula da Silva, Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo Santos Costa, Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia, 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin, Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula, Escândalo das Sanguessugas, Escândalo do Dossiê, Crise no Setor Aéreo Brasileiro, Caso Renan Calheiros, Caso Joaquim Roriz... no meio.... e....

....glória no passado.

lua disse...

graças ao rádio (não tenho TV) estou a par do que acontce no mundo e pude apreciar e me divertir a até, quem diria, contribuir... parabéns.

PS: obrigado pelo toque do blog, dei uma passeada por ele talvez me ajude a entender melhor o "não entendível"...Jornalistas? não mulheres.

Anônimo disse...

Então li com atenção seu desabafo e achei meio tendencioso. Será que a corrupção está na raiz do PT ou do nosso Presidente que não pode ser dar ao luxo de se atrever a cultivar hábitos dos poderosos (ele não pertence a essa classe, não é mesmo????)ou faz parte de todos aqueles que ascendem ao poder e foram um dia confiáveis para nós? O poder corrompe? Ou estamos todos corrompidos e ninguém se prontificou a apagar a Luz? Porque será que as pessoas não pagam impostos, porque fazem " gato" nas TVs a cabo, porque compram cds e dvds piratas, porque não respeitam a propriedade intelectual, porque votamos em quem votamos? o buraco, achou eu, é mais embaixo....

Anônimo disse...

Buenas...

Vou abrir uma exceção e fazer o comentário do comentário...

Mister anônimo,
Achei bastante interessante suas observações. Pegou o espírito do texto e fez, exatamente, as perguntas corretas.

Agora... não seria nada ruim se vc pudesse tmb dividir conosco todas estas respostas, que, ao que parece, é só vc quem as tem.

Miss Friday.

Anônimo disse...

Miss Friday,

Agradeço suas palavras e suas críticas. Meu comentário pode ter parecido pretensioso, talvez eu pareça, talvez eu mesmo seja - quem está livre do telhado de vidro, não é mesmo?
As respostas eu não as tenho, para ser sincero não sei se elas existem como verdades. Quando a gente cai no campo da opinião pessoal a minha opinião (deixe me apresentar, chamo-me W.Allen aqui neste blog) vale tanto quanto a da ângela, da verônica, a sua, da adriana, da vivi.
Eu sempre achei que é na discussão que a gente evolui. Muita gente me acha chato por isso, mas eu prefiro o direito ao contraditório, ao bloco do Todos por um.

Unknown disse...

garota que texto super, adorei, e pra confessar nunca imaginei que tivesse tanta criatividade e senso de humaor. Parabéns amigo e continue assim e melhor. Bjos

Anônimo disse...

Oi W Allen...
ou será que posso te chamar de professor de cinema?... hahahah
-
Realmente...
embora isso mto me entristeça, a gente não tem todas as respostas.
-
Mas nada que uma terapia de grupo não possa resolver ou curar! hahahaha
-
Bjus,
Ali